terça-feira, 17 de janeiro de 2012

S.R.V.

Não sou o maior fã do mundo de guitarristas. Ok, dos vocalistas também não. Ambos competem pelo posto de maior cretino em uma banda. Poucos se salvariam no meu julgamento pro paredão de fuzilamento . Não é o caso aqui…
Já disse o Tadeu uma vez: “Quase sempre a lenda é maior que o fato”. Porém, o que está em questão aqui não se aplica ao que profetizou meu desenhista favorito de todos os tempos.
É que no caso do STEVIE RAY VAUGHAN, o fato é infinitamente superior à lenda. Caipira texano branco com timbre de guitarra característico, utilizando a agilidade da mão direita tanto quanto sua mão esquerda (defeito de 97,9999% dos guitarristas do mundo, que acham que só fazer 100m rasos dos dedos da mão esquerda é que os tornam bons músicos), lançou poucos discos, tocou com todo mundo, e morreu muito novo num acidente esdrúxulo, quando o vento derrubou o helicóptero em que ele pegava uma simples carona, após ter tocado num show com Eric Clapton e Robert Cray.
Gravou clássicos do Hendrix e do Stevie Wonder, aproximou o Blues do Jazz, do Rock e até da Soul Music, e está incluído na lista dos 15 maiores guitarristas de todos os tempos. Honestamente, pra mim ele é um dos 3 melhores! E espero que esses vídeos ajudem a endossar minha opinião Anti-Guitarristas.
Diretamente de Austin, TX(onde tem uma estátua em sua homenagem, o que deveria acontecer com o Tião Carreiro aqui no Brasil): STEVIE RAY VAUGHAN.

5 comentários:

Anônimo disse...

Krinton!
Este tipo de post não dá pra ler corrento, tem que "Degustar" linha por linha.

SRV É FODA!

Parabéns pelo Texto!

Abraços.

Marcelo Smith

PRADO disse...

Fala velhinho, esse post sim hein. Guitarrista que poucos conhecem, não pelo fato ou pela lenda, mas pela ignorância dos xiitas da música seja lá qual "estilo". SRV, dentre outras, é uma forte influência pra mim, pois o dito cujo não decorava e não fazia questão de repetir solos, o próprio dizia isso. Cada música é um improviso, exceto a parte ritmica base - hj o som sai bom, amanhã pode soar mais ou menos. Sensacional, nada mais roots: tocar desencanado e não ser repetitivo.
Mas me tranquiliza saber que nessa guerra de egos guitarrista-vocalista, comparativamente, eu seria o Steve Perry e vc o Steven Tyler. Hahahaha

Abraço

Kouve

PRADO disse...

Errata no meu comentário anterior onde lê-se Steve Perry, o correto é Joe Perry.

Kêco disse...

HAHAHAHA, eu e vc somos o aeroSHIT hahaha
abraço, irmão! Ensaio À vista, fechou?

Anônimo disse...

Tanta gente boa para morrer e me levam o cara!... pelo menos ficam os vivos o bom (Alex Lifeson), o mau (Gary Holt) e o feio (Prado)!!!
.. mas a coisa lá em cima (ou em baixo) deve estar interessante num dueto do Schuldiner com o Vaughan!
Hail
Tadeu