terça-feira, 31 de março de 2009

Mais do Mesmo?

Disco novo do U2. Agora que baixou a bola do lançamento, falo um pouco disso. Se eu gostei? Bom, eu aprendi a falar inglês com o Bono, lá por 1986, mais ou menos. A primeira música que traduzi na minha vida foi Pride(in the name of love), sentado no chão da sala de casa com o encarte e com um dicionário de inglês no colo, escrevendo na última página do caderno, com meus Pais pensando que eu fazia lição da escola. Então, com licença, sou tarimbado pra criticar.
E o que digo é SIM, o disco é muito bom. O primeiro single, com aquela levada parecida com "Vertigo", pra plateia que gosta de pular, é uma boa música, mas não entrega o álbum. A próxima música de trabalho, Magnificent, é melhor.
Difícil comparar com Achtung Baby e Joshua Tree, os dois melhores discos e que realmente direcionaram a carreira da banda pra uma nova direção, mas algumas coisas estão marcantes nesse No Line On The Horizon.
A principal é o Bono, com a voz cada vez mais falhando, e ele sabe disso. O que torna, pra mim, o disco muito melhor, do que se ele ainda tivesse ainda a mesma voz do Rattle And Hum, por exemplo. Pois isso, obrigatoriamente, o levou a sobrepor o sentimento à técnica. A melhor referência de puro feeling do CD está em Moment Of Surrender, seguramente uma de suas interpretações mais tristes de toda a carreira.
Ele sempre foi um letrista muito acima da média, e de frases bem colocadas, daquelas que ficam, e o disco novo também não deixa a desejar nesse quesito, como na faixa-título, a citada "Moment Of Surrender", Magnificent, White As Snow e I'll Go Crazy If I Don't Go Crazy Tonight.
Venderam 90.000 ingressos em 54 minutos, pro primeiro show, em Barcelona. Palco giratório 360º, no meio do estádio. América do Sul previsto pro segundo semestre de 2010.
Tudo de novo e mais do mesmo. Só que, no caso do U2, o mais do mesmo tá ótimo.

3 comentários:

Anônimo disse...

KRINTON!!!
LER A SUA ANÁLISE,FOI COMO OUVIR O CD!!
Perfeita Crítica!!

Vou comprar!!

Abraços

MARCELO SMITH

Priscila Salvati disse...

Clayton, acredito que esse post foi o mais bonito que você já publicou, consegiu transmitir suas emoções sobre o CD para nós leitores.
Parabéns, o novo Cd do U2 é magnífico!!!

Abraços Priscila.

Flávia Fabri Cesário disse...

Ta loco, heim...
Excelente critica!
Vou comprar o meu logo, logo...
;)