quarta-feira, 6 de agosto de 2008

Madrugada:Hora de Criar

CD do dia:
FIONA APPLE - Tidal








Já é tarde da noite e eu não gosto de dormir cedo. Nunca durmo. Aguça a criatividade. Café esfriando. Sempre escrevi as músicas do Furúnculo de madrugada.
E enquanto toca sem parar Fiona Apple, minha mais nova paixão musical da semana, penso: pra mim é tão comum ir até uma loja de discos, garimpar os estoques e em uma compra por impulso mudar minha vida.... pode ser por uma semana, por um mês, por um ano, pro resto dela. Como é que pode na época em que ela apareceu, no meio dos anos 90, eu só a achei uma cantora gatinha sem prestar a devida atenção na sua música? Bom, era ano de raro Mr.Bungle (Disco Volante), e talvez seja esse o motivo.
O maior exemplo de como um disco executou esse impacto com perfeição no meu caso, é o John Zorn and Naked City, lançado em 1989. Nunca mais fui o mesmo. Depois desse disco, eu perdi completamente a compaixão por Emersons Nogueiras da vida. Quero mais é que músico blasé tenha cancro. Não gosto de barzinhos e/ou restaurantes com música ao vivo. Não vou mais. Me irrita. Quero compositores. A não ser que sejam aqueles tiozinhos da oitava idade que me lembrem o meu Avô Zico Marciano tocando música instrumental.
É lenda o que dizem de que a pessoa tem de estar angustiada, triste, sentindo um vazio imenso pra conseguir criar. Não é verdade. Mas também tem o outro lado: se estou feliz e me divertindo, porque vou sentar ao piano pra compor?
Músico que não cultiva uma boa coleção de discos, é a mesma coisa que o Dr.Hollywood não aprender as novas técnicas pra meter silicone nas gostosas e/ou madames de Beverly Hills, ou seja, desatualiza. Porque é onde se estuda, é de onde se tira influências, onde se recicla sons velhos pra transformá-los em novidade. “Music is the best”!
Não estou angustiado no momento, tampouco sentindo aquele vazio besta, mas me deu uma vontade de ir até a salona de casa e conversar com o Gordon, meu violão...
Compor é um desabafo.

13 comentários:

Tatah Marley's Confissões disse...

Ahh, adorei a criatividade do seu post!
x)
eu mesma, só consigo escrever algo bom, quando to alegre sabe.. pra mim tem uma certa hora e tal!
Maaaais é bom saber que tem pessoas que se inspiram com uma frequencia razoavel como vce!
adorei mesmo!
;*

Anônimo disse...

Doc,

Caraca show de bola heim. Parabéns pelo post. Falar o que, sem palavras...

Acho que inspiração você tira de coisas simples da vida, de coisas que te dão prazer, de pessoas que te fazem bem, de situações, lugares, musicas, filmes.

Parabéns DOC... queria escrever muito aki sobre inspiração mas deixa para outro post... ou até o final do dia se der na telha eu volto.....

Abraços

SUFI

Anônimo disse...

Lendo seu post só confirmei a tese: "Cada um se expressa como pode". Tenho inveja de quem sabe tocar. Muita inveja

Camilla disse...

Minha vida não seria a mesma sem a música...Não mesmo!!

Ah, e tbm não seria a mesma sem o sofazinho pra me abrigar no começo de todas as madrugadas.

Fato!

Boa Noite Cinderela disse...

È o que sinto quando escrevo, você não tem inspiração só nos momentos ruins, pelo comentário momentos bons nos fazem criarmos muitas coisas legais.
Amo criar e inventar arte, onde não existe horário nem limite e sim criatividade.

Obrigada pela visita, abraço.

Bruna disse...

Amei seu post...vc escreve mto bem...e inspiração a gente tem em todos os momentos...

boa semana

bjx

Camila disse...

De madrugada num consigo pensar naum... tenho medo!
É muito silêncio, sabe!
Gosto da noite... e quanto ao estado de espírito não influencia em nada para mim... ou melhor só o conteúdo do que escrevo... se estou super feliz jamais escrevo algo triste, mas até que quando tô triste invento umas histórias felizes para animar meu astral!
Beijo Kêco
=]

Ni ... disse...

Lindo demais quem tem a capacidade de compor...

Parabéns pelo teu dom...

beijo e mais beijos...

Bem Resolvida disse...

haha
pode cuspir sempre. Falar é bom mas cuspir é melhor ainda. Diga-se por cuspir o ato que tenho de soltar as palavras como se fossem um catarro preso na garganta.rs

A Fiona é deliciosamente sexy. Afff, sonho de consumo. Vc sabia que ela já foi estuprada??
Eu tbm canto, já toquei muito em barzinhos fazendo voz e violão, cheguei a ter uma banda e gravei um cd mas não deu certo...e desisti já que o talento importa menos que uma bunda. E embora eu tenha bunda suficiente pra fazer sucesso não pretendo nunca usa-la para esse fim. rs
Volte sempre. bj

DW disse...

ah eu me inspiro mais quando estou triste,mais prefiro ficar sem inspiração se é que me entende ;$
OWIUEOWIUEOIWUOEIUWOIEUWOIUE
mais gostei do post,super bom!
e cá entre nós,música é tudo õ/
:*

Bem Resolvida disse...

haha. vc é engraçado.
eu costumo ser direta assim e sair cuspindo mesmo aqui, na vida real..rs
tem muita gente que me olha torto por isso, principalmente no trabalho. é incrível como as pessoas preferem gente hipócrita às que falam o que pensam sem medo.
bjs!!

DW disse...

fritão:carros fritando pneus,campeonato de som automotivo e por min "amostra de: meu carro é melhor que o seu".

Meu namorado e os amigos dele sempre vão/fazem ;$ e eu não quero ir ¬¬ só vai ter gente chata,e perva lá,alias pessoas que não me trazem boas lembranças ;~
mais eu vou para acompanhar ele,e não dar uma de chata ^^

Anônimo disse...

Kriton!!
Sou meio zumbi também. Quando a madruga chega, o silêncio é que me traz a criatividade.
Tudo, tudo haver. Compositores já!!! precisamos acabar com este vazio na música onde só através dos revivals conseguimos ouvir algo de bom!!
abraços
Marcelo Smith