terça-feira, 23 de setembro de 2008

Música Para Pessoas Sem Paciência

cd do dia:
Naked City - Radio


Continuando a saga musical desse blog, devo dizer-lhes que ainda falta muita gente pra eu citar aqui nesse espaço, e que merece ser homenageada. Fico feliz quando leio das poucas pessoas que comentam aqui ( e muito obrigado por isso) que não conheciam o artista, ou a banda, mas que procuraram ouvir, e mesmo que não tenham gostado muito, já fico contente de saber que pelo menos tentaram.
Hoje acordei pensando em New York, e nos muquifos que conheci quando estive lá. E no quanto adoro aquele lugar. Imaginem São Paulo ( sim, é a mesma coisa ), com o povo correndo nas ruas, ignorando o próximo, prédios gigantescos , barulho de buzina, suja, porém com um diferencial que a transforma na minha cidade favorita no mundo: CULTURA.
Tudo se passa em New York: os melhores filmes (cenários ou não), as grandes exposições, os grandes shows ( ou alguém vai ter coragem de dizer que o show de rock mais importante da história não foi o dos Beatles no Shea Stadium?), enfim, TUDO que envolve arte passa por NY.
Ouço hoje o disco de um nova-iorquino “famoso”(onde?) por levar a música de vanguarda da Big Apple pro resto do mundo, promovendo grandes noites de improviso com músicos convidados. Nada ensaiado, nunca. Chegue, ligue seus instrumentos e deixe o feeling rolar solto. Barulho, ruídos, gritos, free-jazz , músicos virtuosos,alguns muito famosos, que adoram aparecer por lá pra seguir a regência de JOHN ZORN, com sua maneira nada ortodoxa de compor e dirigir esse tipo de espetáculo.
Zorn é saxofonista, bem conhecido entre os músicos, talvez nem tanto dos críticos (principalmente crítico musical brasileiro, que nem instrumento toca e quer falar de música pros outros, mas isso fica pra outro post), e vive em seu apartamento em Manhattan rodeado de, mais ou menos, uns 70.000 discos (foto acima,tirada há uns 20 anos). Ele próprio já lançou e participou de mais de 350, incluindo o disco “Mais”, da grande Marisa Monte, pra citar um brasileiro conhecido.
Ele também tem algumas bandas, como PAINKILLER , com formação “sax,bateria e baixo”, e a mais famosa, acessível e espetacular NAKED CITY (nome tirado do clássico filme passado em New York nos anos 40 ).
O Naked City toca jazz, com pitadas de rock pesado, berros sem idioma, pop e trilhas sonoras históricas,como Taxi Driver, Era Uma Vez na América, James Bond, entre outras.
Não há uma canção sequer em linha reta, com os famosos riff, estrofe, refrão, solo, refrão. É tudo com cortes bruscos, muitas vezes criados na hora, outras inventados por cima da própria partitura. E melodias lindíssimas, quando lhe dá na telha. Típico de New York, tudo ao mesmo tempo, e com pressa.E, usando definição do próprio John Zorn, música para pessoas sem paciência.
Recomendo busca no Youtube :
- Naked City – Sunset Surfer
- John Zorn / MASADA - Paran
- Naked City – Thrash Jazz Assassin

6 comentários:

Anônimo disse...

Para mim, o jazz é a expressão mais livre na música! Esse John Zorn é uma referência incontornável no mundo do free jazz e me ajudou a descobrir muita coisa nova dentro dessa onda... Agora não passa um dia sem que eu visite esses dois sites
http://www.radiofreejazz.com/
http://cotonete.clix.pt/ouvir/radios/tematica.aspx?id=9

Bem Resolvida disse...

nossa não conheço tbm...hehe

mas MAIS da Marisa é um disco Fodástico!! Só não acho melhor que o Cor De Rosa e Carvão, o melhor da carreira dela!!

vou ouvir sim pra ver qual é!! :P
beijos!

vc conhece DEVO ?? rsrs
ADOOOOOOORO!!

Peek -a -boo!!!

Nadezhda disse...

Sou uma pessoa sem paciência, então devo procurar ouvir esse som!

E essa cara tem mto disco. Eu não tneho nem 70, rs.

;)

Camila disse...

New York... New York...
Ainda irei caminhar por lá! rsrs
Sem paciencia? Então é para mim!
Hushaushausha
Beijos

Arthur disse...

O Vocal dessa naked city é o Patton??
Achei Legal... e se for o Patton, ele é foda, se num for ele é foda do mesmo jeito hehe!

Falou!
Um Abraço!

Arthur disse...

O Vocal dessa naked city é o Patton??
Achei Legal... e se for o Patton, ele é foda, se num for ele é foda do mesmo jeito hehe!

Falou!
Um Abraço!