segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

Gênio Raro:Tupiniquim.

Ele morreu cedo. MUITO cedo.
Um cara que consegue criar um tipo de música misturando folclore, ritmos do interior da região mais pobre do país, com tecnologia, rock e letras inteligentíssimas não poderia receber outro título que não fosse esse: GÊNIO.

Chico Science foi A exceção do Rock Nacional, nicho superpopuloso ocupado por um monte de gente que podia ter morrido antes dele.
Nunca mais outro igual.
A cefaléia aguda crônica é persistente...

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Top 2008

Desde que meu ponteiro continue marcando cinco pras onze, o resto é desafio pra se correr atrás no ano que vem. Segue minha lista de favoritos 2008, já que meu primeiro post foi nesse esquema. Espero que agrade. Aliás, se não agradar também, o fato de terem lido já me satisfaz. E quem se interessa em conhecer algumas coisas das quais já falei aqui, pra mim é o suficiente. Planos pra 2009? Sim, o lançamento do cd do CARCULE. Podem me cobrar. Já tenho algumas composições e o processo de gravação será muito lento, sem pressa, tal qual uma produção do Kubrick. Mas será em 2009. Carcule

Façam também o balanço pra saber se o ano cultural de vocês prestou ou não.

ídolo do ano: Gil Brother.


Melhores Discos:
Gnarls Barkley - Odd Couple
Genghis Tron - Board Up the House
John Zorn - The Crucible
disco ao vivo: New Model Army - Fuck Texas, Sing For Us.
Justin Sullivan, New Model Army

Melhores shows que vi esse ano:
The Police - West Palm Beach
Rush - Los Angeles
The Young Gods - São Paulo

Melhores Filmes:
-Violência Gratuita
-Encarnação do Demônio
-Wall-E

Melhores músicas:
Mike Patton - A Perfect Twist
Gnarls Barkley - Goin'On
Cavalera Conspiracy - Sanctuary
Gnarls Barkley

E, finalizando,

Merdas do ano: ( sempre o mais difícil, mas o mais divertido de se fazer,sempre):
-polícia
-guns n' roses
lançou cd
-fresno, nx0, strike, cpm24 e todos do gênero "gosto mais da minha franja do que de música e quero mais que ela morra".
- dólar (essa merda tinha que explodir bem na época que eu fui pra NY comprar disco, fiadaputa).

quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Multimídia.

Funções de HENRY ROLLINS:
-Cantar e transformar o Black Flag na banda de Hardcore mais importante da história ;
-Se tornar, junto com Jello Biafra, o principal artista "Spoken Word" vindo do underground;'
-Criar a Rollins Band, sua própria banda.
-Atuar em filmes de amigos, e inclusive apanhar do Robert De Niro no "Fogo Contra fogo";
-Colecionar Cds, Discos, Fitas e Dvd's , como todo "músico" deveria fazer;
-Escrever em seu blog;
-Apresentar um programa de rádio semanal mostrando músicas de todos os cantos e estilos do mundo ( isso eu também queria fazer) ;
-E, além disso tudo, comanda um talk show semanal, onde entrevista astros de Hollywood, nem tão de Hollywood assim, músicos, e ainda tece seus comentários ásperos sobre atualidades e a situação da sociedade ocidental ( Barbara Bush já recebeu um email dele com sugestões de como tratar o marido, George) .
Rollins para Presidente dos Estados Unidos. Um dia.

Black Flag - Tv Party

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Banzai

Um dos meus sonhos é comprar discos no Japão. Lá sempre tem coisa diferente do artista que você imaginar. Encartes, pôsteres, adesivos . Tudo pro fanático se esbaldar.
Tem também gente que faz música. Muita gente ! Aqui no Brasil o mais famoso talvez seja o Pizzicato Five, um popzinho maravilhoso com idioma local intercalado com inglês.
O que me agrada no Japão é o fato de que naquele País NÃO SE TEM MEDO DE SER ORIGINAL. E isso me leva a falar do BOREDOMS, em especial de seu líder e uma de minhas referências musicais ( ou o que se pode chamar de música) , YAMATSUKA EYE .
Ele já fazia barulho em 1985 com uma banda chamada Hanatarash, onde usava apenas seu microfone e um latão de lixo gigante, que ele jogava pro alto e gritava ao mesmo tempo em que a "percussão" batia no chão. Chamou a atenção de John Zorn e foi convidado a ser o "vocalista" do Naked City, a banda mais espetacular do últimos 25 anos. E nisso seu BOREDOMS passou a ser convidado a tocar nos Estados Unidos.Ele grita e comanda um grupo de bateristas com seu tecladinho e samplers e uma espécie de xilofone gigante vertical, numa jornada "musical" indescritível. Tocou em um parque em NYC, ao ar livre, com nada menos que 77 bateristas. Era chegar, montar e participar da orquestra bizarra. Repetiu a dose esse ano em Los Angeles, dessa vez com 88 batuqueiros.
Ele é DJ e costuma tocar em casas noturnas de Osaka, sua cidade natal.
Juro que tive esperança, na comemoração do centenário da imigração japonesa aqui em São Paulo, de que veria isso acontecer ao vivo. Ilusão.
Outro motivo pra se ir ao Japão.

quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Um ano depois...


The Police no Maracanã.

"Voices Inside My Head" era a música que eu e meu irmão ficávamos dublando na sala de casa, ele na bateria e eu no baixo/vocal. Arrastávamos a mesinha de centro, colocávamos o disco Zenyatta Mondatta na vitrola e estávamos no Madison Square Garden imaginário. Good Old Fucking Days. Essa foi nossa escola. Kêco e Marcos Paulo Geronimo, AMANHÃ.

segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Até EU Tenho Medo...

Ela tem a idade pra ser minha Mãe. Aliás, ela TEM a idade da minha Mãe. E eu tenho medo dela. Ninguém se parece nem de longe com DIAMANDA GALÁS. Ela canta absurdos. Tem vocal sombrio, rouco, agudo, oitavas jamais alcançadas até por sopranos. Filme de terror. A música dela me fascina, porque me dá medo. SIM! Eu amo ter medo dela.E ela tem bagos! Sim, ela é daquele grupo seleto de pouquíssimos artistas que não tem receio do julgamento inferior de mídia e público. Prova disso foi participar de um concerto musical em uma famosa Catedral de New York, e, dentro da própria igreja, esculachar as lideranças católicas por tratarem a AIDS com indiferença. Participa de campanhas da Anistia Internacional, de grupos de apoio a pessoas HIV+ , e declarou com todas as palavras ter nojo da ignorância e apatia de autoridades com respeito a esse assunto.
Não espero, tampouco vou acreditar que gostem. Mas é de tamanha importância que as pessoas saibam que existe gente que leva a miserável condição humana a sério. E que trabalha pra mudar isso. Arte Extrema.

Pra quem tiver coragem, clique no PLAY:

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Post Pattônico parte 4

Vai sair mais um disco novo dele, semana que vem! Aí vale a pena lembrar ao mundo que NINGUÉM CANTA COMO MIKE PATTON. Apreciem o Faith No More tocando Glory Box, do Portishead, em um show no Chile, em 1995 , logo depois dos shows do Brasil, em SP e RJ.
Ah, listinha de cantores da Rolling Stone...........


Dá-lhe, dor de cabeça crônica.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Dr. House de Música?

Quieto no meu canto um dia, chegou um camarada aqui do trampo e perguntou: "Você assiste House?". Respondi: "Por Quê? Tô precisando de médico?" Ele riu e retrucou: " Viu só? Você tem que assitir! O cara é praticamente você!! Um Puta Mau-Humorado, Cínico, Respondão, só trabalha de tênis e manca da perna direita." Passei alguns segundos absorvendo a informação e tentando livrar minha imagem da descrição do puto.
Fiquei intrigado. Outras pessoas me faziam a mesma pergunta esporadicamente com os mesmos comentários. Resolvi ir até a locadora e começar do zero: aluguei a caixa da primeira temporada completa.
Ao terminar o quinto episódio, voltei na loja e devolvi a locação. COMPREI AS TRÊS temporadas de uma vez só !!! Não acho que eu seja tão mal-educado quanto o médico, pelo contrário, sou um doce de pessoa, com paciência de um Dalai Lama (sic!). E eu nem manco tanto assim, depois de muita fisioterapia. Só algumas vezes por dia. Mas o que eu admito que seja realmente parecido com ele é o faro que o House tem pra saber que o paciente mente sem precisar conhecê-lo. Digamos que meu paciente seja na música ( ou no que resta dela) : Eu não preciso conhecer o "McFly", o "Panic! At The Toilet", nem o "Strike", pra afirmar que são FAKE ( pra que todos entendam, FAKE no meio musical significa " banda-produto de pau-mandado lambe-saco de empresários picaretas com acesso à muita mídia "). Nisso eu admito que disponho de todas as "qualidades" descritas pelos que compararam. E quer saber? Antes ser Dr. House do que ser artista de programa de TV e novela, que vende a alma pra fazer sucesso, e depois vende o cu pra pagar pensão alimentícia e/ou clínica de reabilitação. Prefiro meu vício em Café com Digesan, e comprimidos pra enxaqueca.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Qual o critério?

Saiu na revista famosíssima Rolling Stone a lista dos 100 melhores cantores de todos os tempos da era do "rock". Ok, a Aretha venceu e ela merece pra caralho,porque ela é SENSACIONAL. A lista dos 10 primeiros eu mudaria a ordem de alguns, colocando o Marvin Gaye em PRIMEIRO LUGAR, e trocaria mais uns 3 ou 4. E óbvio que não estaria Bob Dylan. Adoro o Dylan, mas ele é COMPOSITOR, não cantor. E ele ficou na frente do DAVID BOWIE, que está entre os 20 e eu colocaria em SEGUNDO lugar facilmente. Dylan na frente do Bowie como melhor cantor é a mesma coisa que dizer que a Joelma, do Calypso, é mais bonita que a Jennifer Connely. Ou que o Chico Buarque tem mais voz que a Marisa Monte. Putaquiopariu. E tem muito filho da puta que canta tão bem quanto o Roberto Justus e tá lá. Como vou dar crédito pra uma lista que tem Axl Rose, Steven Tyler, e um dos Gallagher como alguns dos 100 melhores, e não tem esse aí que faço questão de incluir uns vídeos??? Não vou nem falar do Mike Patton. Ele deve tá é muito feliz de não estar nessa lista, isso sim...
Bom, sabemos na prática que americano, se o capim mudar de cor, vai morrer de fome. Então a lista dos "melhores cantores da era do rock" serve como papel higiênico em tempos de crise.
E o Axl Rose ainda tá vivo.... Não acho que mereço, juro.

Coisa séria:


Bônus:

ô, dor de cabeça do caralho....

quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Mini-Série: Gênios do Pop

Parte I : Danny Elfman
Ele foi famoso tocando pop esquisito nos anos 80 com uma banda praticamente circense, o OINGO BOINGO. Apareceram até numa novela da Globo onde uma das personagens principais era sequestrada durante o show deles. Eis que do nada passou a compor Trilhas Sonoras e nunca mais parou. As mais famosas? O tema dos SIMPSONS, do BATMAN, e todos os filmes de Tim Burton. Falo de DANNY ELFMAN, o gênio que compõe músicas para cinema e TV sem sequer saber ler partitura. Recentemente, quando questionado sobre o possível retorno do Oingo Boingo, confessou ter um problema sério genético de perda de audição, o que o impossibilita de voltar a tocar rock num palco, por causa dos decibéis. Sem problemas, porque ele já está na história. Apreciem algumas de suas composições.E até o próximo “programa”.

Danny Elfman - Simpsons Main Title (Todo Mundo Conhece)


Oingo Boingo -Stay (clássico)


Oingo Boingo - We Close Our Eyes / Not My Slave (numa espécie de "teleton" na TV americana, +/- em 1987). Apresentados por Jerry Lewis.

segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Sintonize e Aprecie

Momento Divulgação: Marcelo Smith mantém já tem um tempo uma rádio "róquen-rôu" na web. E o que é realmente independente eu faço questão de divulgar, porque sei que não é feito por gente vendida. Em breve (data em negociação) estarei lá para uma entrevista, onde vou falar a respeito da minha nova banda, o Carcule, sobre os rumos da música, e ainda serei o responsável pela programação, mostrando algumas músicas diferentes da minha coleção particular.
Pra quem já quiser ouvir uns clássicos, acesse:


Em tempo: o disco do dia é da época em que rádio mostrava novidades: Burt Bacharach - The Definitive Songbook.
Com certeza vocês já ouviram pelo menos 3 músicas famosas dele, garanto. Gênio Pop.
Até o próximo post, e não deixem de prestigiar a Resistência FM, e que ouçam minha entrevista quando for ao ar.
Segundo dia consecutivo com dor de cabeça... Dá-lhe Painkiller.

sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Maynard James Keenan

Ele é o cantor do TOOL, a banda que já vendeu mais de 6 milhões de cds de cada um de seus 5 lançamentos oficiais, sem nunca mostrar a cara na TV, apelando apenas pra arte. Montou uma banda com o roadie pra fazer um som diferente e lançou mais 3 cds que TAMBÉM venderam milhões. Aí resolveu sair de Los Angeles e montar sua própria vinícola em sua fazenda no Arizona, e de lá mesmo lançar uma banda nova que também não tem nada a ver com as multi-milionárias anteriores. Também sucesso.
Conheçam Maynard James Keenan nos videoclipes a seguir: no TOOL, no A Perfect Circle e também com o Puscifer.

PUSCIFER - Momma Sed


TOOL - Stinkfist


A PERFECT CIRCLE - Outsider (ao vivo )


Artistaço do caralho !!! Espero que gostem de pelo menos uma das bandas.
Passar Bem.

quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Edição Post Extra

Inaugurando o novo programa de videoclipes deste blog, obviamente que ELE seria o escolhido.
Espero que gostem.

Artista: PEEPING TOM
Música: Mojo

segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Einstein da Música

Quem me conhece pessoalmente sabe que eu respeito muito as pessoas, mas não suas religiões. Adoro conversar sobre qualquer assunto com quem quer que seja. Pessoas inteligentes me atraem, mas suas religiões as deixam burras. Digo isso porque na minha opinião quem coloca uma instituição ( comercial ) acima das prioridades necessárias à sua própria vida( incluindo Deus) está estimulando o cérebro a parar de funcionar e, como bom Dr. House que sou, o não-funcionamento do cérebro pra medicina é MORTE CLÍNICA.Mas por que motivos disse tudo isso? Porque na música eu tenho uma religião, mas como uma pessoa que RESPEITA pessoas, não tento enfiar goela abaixo de ninguém.
Frank Zappa foi gênio. Einstein. Está para a música assim como Fellini e Kubrick estão para o cinema. Formou-se em música clássica para trazê-la ao rock. Está entre os melhores guitarristas de todos os tempos. Maestro. Irônico. Provocador. Poeta (ou melhor, no caso dele, "poeteiro") . Único.Fez o que quis, nunca teve dó de picaretas, como Pastores de TV, músicos manipulados ( sim, como 96% dos que existem hoje, também tinha naquela época), e moralistas que apóiam censura e valorizam aparência. Disse, em plena corte-americana, numa batalha judicial anti-censura, que um "seio sem mostrar o bico, não é nada mais que uma simples bola de gordura".
Quando descobriu que estava pra morrer, trabalhou 20 horas por dia durante os últimos meses de vida para que a família continuasse lançando seus discos e mantendo o sustento depois que partisse. Já está beirando os 90 cd’s oficialmente disponíveis no mercado.
Zappa morreu de câncer na próstata. Morreu com câncer no saco porque estava de saco cheio das merdas do mundo,talvez. Seria candidato à Presidência dos Estados Unidos contra a família Bush. Dizia que americano é boa gente, e que era uma pena serem governados por mongolóides. E, no seu épico disco triplo JOE’S GARAGE, brindou os que levam música a sério com a seguinte ORAÇÃO:

Informação Não é Conhecimento;
Conhecimento Não é Sabedoria;
Sabedoria Não é a Verdade;

Verdade Não é Beleza;
Beleza Não é Amor;
Amor não é MÚSICA;
MÚSICA...is the BEST.

Amém, Zappa.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Quase Em Casa

Tô aqui. Alguns dólares mais pobre, alguns cds mais rico, brinquedinhos como esse da foto acima na mochila e a alma tá salva.
Antes que o "diário de NY" seja publicado em partes desiguais, e quando me der na telha, vai o
Top 5 dos discos da viagem ( um melhor que o outro ) :

5ºlugar - John Zorn: FilmWorks ;

4ºlugar - Definitive Isaac Hayes ( lata com cd/dvd do eterno Chef );

3ºlugar - Family Man, do Black Flag ( primeiro registro fonográfico de um spoken word do Henry Rollins, com acompanhamento musical dos inventores do hardcore);

2ºlugar - QUI : Love´s Miracle ( discaço da banda do já citado aqui David Yow, o vocalista mais perigoso do rock, junto com GG Allin );

1º lugar e até agora disco do ANO: GENGHIS TRON: Board Up The House.
Olha, não sei como definir esse disco, mas, para que todos entendam, pode ser o cd a ser usado como trilha sonora pra cagada das baratas no caso Eloá ! Barulho do fim do mundo com nuances eletrônicas suaves interrompidas por estouros ( como a porta que explodiu com tamanha incompetência para um desfecho previsível, tamanha a burrice de quem diz ser autoridade nessa bosta de terra sem lei ). Aos iniciados, desejo uma ótima audição, e aos curiosos, estejam preparados, porque não é pros que acompanham Video Show, definitivamente.

Enfim, voltei, ainda mais enxakecado... Passem Bem. Visitarei seus blogs.

E "teoria do pvc" no Lindenberg, urgente !!!!

quarta-feira, 8 de outubro de 2008

FUI !

cd do dia: Bruce Springsteen -magic


É, eu sei que tá foda com esse dólar alto, mas eu já tinha a passagem, tenho amigos lá que são praticamente família, só me resta entrar no avião, sentar a lomba na poltrona e embarcar pra cidade mais foda do mundo. Pena que a Kak´s, my baby e minha eterna companheira de aventuras longe de casa não poderá ir dessa vez, mas vamos lá! No retorno, um day-by-day das desventuras de um "peão da música" nessa "província" aí da foto.

T+

KG .

terça-feira, 30 de setembro de 2008

CARCULE e a Feira de Música.

cd do dia :
TOOL-10.000 days







ExpoMusic é fóda! Uma bosta. Só aquela primeira que a gente foi, ainda na época do Furúnculo, que conhecemos o Dennis Chambers ( google it) e ele foi com minha cara, e eu mandei ver no rango que tinha na salinha reservada pro cara, as outras foram uma merda.
Fomos eu, meu irmão e o Arthur praquele desfile de bizarrices nesse domingo, pra dar uma olhada em uns equipamentos, fuçar em alguns aparelhos, e sonhar um dia ter grana pra comprar tudo aquilo necessário pra montar um estúdio igual o do Peter Gabriel.
O melhor da Expo são os caras que acham que são fódões. Bandana na testa e no pescoço, calça justa esmaga-bago, pra pessoas que não tem pinto, bota de bico fino couro de cobra, e jaco de couro por cima da regata!! CARALHO, QUE PORRA É ESSA !!!!! Como disse meu Pai do alto de seus pré-60 anos, dia desses : Povo Feio do K7 !!!!
Foi bom porque peguei uns catálogos de microfones, mesas de som e tal, e meu irmão testou e debulhou seu jazz-metal-trás-pra-frente-Colaiutaiano-Lombardesco numas baterias que estavam lá à mercê de uma molecada contente porque tinham aprendido tocar em tempo 4x4.
Divertido mesmo foi, antes de chegarmos lá, participarmos da primeira sessão oficial de fotos promocionais do CARCULE , sob responsabilidade do “projeto-de-fotógrafo-é-melhor-tocar-guitarra” Arthur Pereira, que não conseguia deixar os Geronimos concentrados. Hehehe..... A primeira música está pronta, chama-se iFod. A letra será divulgada em breve. Enquanto isso, continuem tentando acertar a enquete do post anterior. Deixo-lhes com a expressão mais do que séria dos irmãos Geronimo, logo abaixo. Passem bem porque os Fresnos e Bon Jovis da Expo me deixaram com enxaqueca, de tanto rir.......

sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Extra PATTÔNico parte 3 - Enquete

Tente adivinhar a resposta para questão abaixo e concorra a um prêmio cabuloso:

O que colocaram pro MIKE PATTON ouvir nessa foto?
a) FRESCO, oops, FRESNO
b) NX Zero à esquerda
c) Assassino Pires...erm,sorry, fofo.....Alexandre Pires.
d) Danielvis , o rei country do Criança Esperança, cantando com o Leonardo LINDO, que tem voz de quem tá fazendo exame do toque tentando assoviar.
e) Coldplay e seu vocal pum de véia
f) NO-asis, ih, errei de novo...é OASIS que chama aquilo lá da família que se odeia mas gosta de aparecer mais que música
g) Pete Doherty e sua insistência em NÃO MORRER logo
h) Panic! At The Disco , at the bar, at the grave….
i) Cd da bíblia por Cid Moreira
j) Piadas da Praça é Nossa e Zorra Total
k) A Sonia Abraão, Nelson Rubens e Siri dissertando sobre a novela da noite anterior
l) Netinho de Paula
m) Armandinho cantando que Deus meteu a vara numa mina na praia, muito antes da Cicarelli

O Vencedor será anunciado mês que vem, nas próximas edições. Passar Bem.
"Eu sei que babacas brotam em árvore, mas estou aqui para varrer as folhas"
Mike Patton , Cantor / Compositor

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

POST EXTRA Parte 2:o Cantor Mais Foda do Mundo.

E aí que nesses últimos 2 meses saiu uma entrevista do Mike Patton admitindo aposentadoria dos palcos porque ele já tem 40 anos.Quer fazer trilhas sonoras, como Danny Elfman, lançar e comprar discos, engordar, falar mal de músicos famosinhos atuais e curtir a vida na sua cidade, San Francisco.
PUTAQUIOPARIU!!! FODEU !!!!!! Eu só vi 6 shows dele até hoje, não admito não assistir mais nenhum !!!!
Tem shows agendados esporadicamente até fevereiro, com Fantômas, o aguardado tributo a Serge Gainsbourg em Paris,e ultimamente tem tocado com o MONDO CANE somente no Leste Europeu, que pra um americano é o cu do mundo, longe pra cacete .
Porra, pra lá eu não tenho passagem aérea de grátis, aí fica caro pra ir, porque ele não vem pro Brasil tocar em boteco?Vai lotar todos os dias, ele pode fazer o barulho que quiser e ainda salvar uma grana, trazendo seus discos pra vender, porque nenhuma gravadora cancerígena desse país tem coragem de lançar o catálogo da Ipecac por aqui.
Ele já começou com trilhas esse ano, na bela “A Perfect Place”, um curta-metragem, e disse que é um caminho a ser seguido, fora sua voz incomparável que tem sido emprestada para as dublagens de games e até monstros de filmes( Eu Sou A Lenda) .
Proponho uma “caixinha” para contratarmos um show dele aqui pro Brasil, com a banda que ele quiser trazer, para que seja convencido de não parar de tocar ao vivo nunca !
O melhor cantor do mundo, que odeia celebridades e é amigo do Danny DeVito, quer mais é deixar a pobre música pop morrer de vez e espalhar o tumor maligno que provém dos músicos de boutique de hoje em dia na alma dos ouvintes. Deu enxaqueca.................

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Música Para Pessoas Sem Paciência

cd do dia:
Naked City - Radio


Continuando a saga musical desse blog, devo dizer-lhes que ainda falta muita gente pra eu citar aqui nesse espaço, e que merece ser homenageada. Fico feliz quando leio das poucas pessoas que comentam aqui ( e muito obrigado por isso) que não conheciam o artista, ou a banda, mas que procuraram ouvir, e mesmo que não tenham gostado muito, já fico contente de saber que pelo menos tentaram.
Hoje acordei pensando em New York, e nos muquifos que conheci quando estive lá. E no quanto adoro aquele lugar. Imaginem São Paulo ( sim, é a mesma coisa ), com o povo correndo nas ruas, ignorando o próximo, prédios gigantescos , barulho de buzina, suja, porém com um diferencial que a transforma na minha cidade favorita no mundo: CULTURA.
Tudo se passa em New York: os melhores filmes (cenários ou não), as grandes exposições, os grandes shows ( ou alguém vai ter coragem de dizer que o show de rock mais importante da história não foi o dos Beatles no Shea Stadium?), enfim, TUDO que envolve arte passa por NY.
Ouço hoje o disco de um nova-iorquino “famoso”(onde?) por levar a música de vanguarda da Big Apple pro resto do mundo, promovendo grandes noites de improviso com músicos convidados. Nada ensaiado, nunca. Chegue, ligue seus instrumentos e deixe o feeling rolar solto. Barulho, ruídos, gritos, free-jazz , músicos virtuosos,alguns muito famosos, que adoram aparecer por lá pra seguir a regência de JOHN ZORN, com sua maneira nada ortodoxa de compor e dirigir esse tipo de espetáculo.
Zorn é saxofonista, bem conhecido entre os músicos, talvez nem tanto dos críticos (principalmente crítico musical brasileiro, que nem instrumento toca e quer falar de música pros outros, mas isso fica pra outro post), e vive em seu apartamento em Manhattan rodeado de, mais ou menos, uns 70.000 discos (foto acima,tirada há uns 20 anos). Ele próprio já lançou e participou de mais de 350, incluindo o disco “Mais”, da grande Marisa Monte, pra citar um brasileiro conhecido.
Ele também tem algumas bandas, como PAINKILLER , com formação “sax,bateria e baixo”, e a mais famosa, acessível e espetacular NAKED CITY (nome tirado do clássico filme passado em New York nos anos 40 ).
O Naked City toca jazz, com pitadas de rock pesado, berros sem idioma, pop e trilhas sonoras históricas,como Taxi Driver, Era Uma Vez na América, James Bond, entre outras.
Não há uma canção sequer em linha reta, com os famosos riff, estrofe, refrão, solo, refrão. É tudo com cortes bruscos, muitas vezes criados na hora, outras inventados por cima da própria partitura. E melodias lindíssimas, quando lhe dá na telha. Típico de New York, tudo ao mesmo tempo, e com pressa.E, usando definição do próprio John Zorn, música para pessoas sem paciência.
Recomendo busca no Youtube :
- Naked City – Sunset Surfer
- John Zorn / MASADA - Paran
- Naked City – Thrash Jazz Assassin

segunda-feira, 15 de setembro de 2008

Arte tem Passaporte?

cd do dia: Mr.Bungle - Disco Volante
Ontem assisti o último bloco do Manhattan Connection, no GNT, e participava do programa o artista plástico/fotógrafo nascido no Brasil radicado em New York, Vik Muniz, que eu, particularmente, desconhecia .
Conversa informal, o Diogo Mainardi repetindo-se falando do Lula daqui, Luís Inácio dali ( também não gosto dele,Mainardi, e você tem seus motivos,creio, mas só falar dele enche o saco, vai pra porra.Você não é burro, deve ter repertório mais amplo).Enfim, até que veio a pergunta que me martelou e me levou pra esse post.
Um dos apresentadores questionou: “Quando falam de você aqui ( nos EUA), te chamam de artista brasileiro ou americano?” Tava na cara que a pergunta foi feita porque eles queriam saber do “status”do cara. Porque se ele for chamado em uma publicação de artista brasileiro, ele é um coitado que se deu bem, e se for chamado “artista radicado na América”, ele é fudidão.
Olha, vão tomar no epicentro anal, bando de pseudo-jornalistas radicados na América, que adoram falar do Presidente semi-analfabeto que teve o dedo mindinho decepado pra viver da aposentadoria por invalidez !
O tal Muniz foi educado ao responder. Eu já iria retrucar com a MINHA pergunta:
ARTE ou ARTISTA PRECISA TER NACIONALIDADE ?
Que me importa se o cara é da Nigéria, da Islândia,do Zimbábue,de Ipanema ou até mesmo da Estrada do M’Boi Mirim, na zona sul esquecida por Deus e governantes da cidade de São Paulo?
Isso me levou até o “closet de discos/cds” lá de casa, conforme disse um camarada meu esses dias, e puxei “Disco Volante" ( exposto nas fotos que tirei empunhando a capa da edição especial em vinil), do já citado aqui no passado MR.BUNGLE ( que a Camilla em Metamorfose ama odiar, porque é overdose de informação musical ejaculada aos litros no ouvido do coitado do ouvinte de uma vez só). Banda americana, como adorariam citar aqueles do começo do post, mas com canções que misturam (AO MESMO TEMPO) Ska, Rumba, Death-Metal, Jazz, Puro Barulho, Bossa-Nova, Tango, Trilha Sonora de Filme de Terror Pornográfico cantado em inglês, italiano, latim , idiomas inventados, ritmos africanos, Indianos, Húngaros e, de vez em quando, um rockinho épico pra descansar a cabeça.Recorri a esse cd porque talvez seja o mais, usando um termo popular, “estranho” lá na coleção, e que deixa muito claro que, mais importante que a “nacionalidade” do artista, é a origem do trabalho dele.
Falando em artista, meu grande amigo Weberson ( http://webersonsantiago.blogspot.com/ ) , puta desenhista já intimado a fazer a capa do disco de estréia do CARCULE, lançou seu projeto “Gazeta Cucaracha”, um jornal que deveria ganhar o mundo, pois é humor sem dó, sem média, sem hipocrisia. E assim como o Mr.Bungle, o Carcule e qualquer pessoa/grupo que não liga pra etnia, e sim para arte, indicado só para iniciados.

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Qual sua cor favorita ? LIVING COLOUR

cd do dia: DREAD
Lá pelos idos de 1987,88 , o Mick Jagger entrou num boteco em New York pra tomar uma dose e descolar mais uma mina pra ter que pagar pensão. Deparou-se com uma banda se preparando pra começar mais um showzinho ralado pra salvar um troco.
O ícone beiçudo sentou, pediu uma cerveja e esperou pra ver o que ia acontecer no palco, ocupado por 4 negros de cabelos e roupas coloridas.
O resto é história!
Apreciem...


VERNON REID: entre os 3 melhores guitarristas ainda VIVOS!

COREY GLOVER: um dos 5 melhores vocalistas do MUNDO !

WILL CALHOUN – baterista absurdo

DOUG WIMBISH – baixista fora-de-série

Black Music? Não!! Apenas música... boa música .